terça-feira, 11 de agosto de 2009


O lugar era de um glamour decadente. Mas ela gostava. Cores envelhecidas e sujas invadiam a retina por trás da fumaça do cigarro. Envelhecido e sujo. Esse era o seu mundo. A depressão de domingo, o Sol escondido atrás das nuvens... Tudo dava a impressão de que a própria vida se escondia. Edith Piaf tocava no rádio, enchendo o pequeno apartamento, que naquele momento parecia enorme.Talvez devesse trocar as cortinas, ela pensou, ou talvez devesse comer algo.

A mãe a chamara pra ir ao centro hoje. Disse que havia uma exposição de arte maravilhosa no museu... Sua mãe era tão viva! Talvez tivesse a ver com a idade. Esperava seriamente que na idade da mãe sua vida estivesse completa. Tirando o trabalho não saia mais de casa. Sua mãe ficava furiosa: “Preciso de netos!”, dizia sempre. Sabia que para haver netos, uma sessão de eventos deveria ocorrer, mas também sabia que provavelmente não aconteceriam. Afinal ela não precisava nem de filhos, nem de netos. Um amor talvez, mas filhos não...Não tinha muito jeito com crianças. Trabalhava muito, fumava e observava cortinas numa tarde de Domingo. Não parecia bom...Talvez se parasse de fumar. E de levar trabalho pra casa. E se trocasse aquelas benditas cortinas!

“Acho que vou pagar alguém pra limpar essa casa” pensou consigo.

Mas ela sabia que por mais que fizesse uma faxina na casa, tudo continuava velho e sujo. Bege e sem graça. Pois era assim que o mundo era.

Pelo menos o dela.

Olhou o cigarro sujo de batom. Era interessante o desenho vermelho. Indefinível. O telefone tocou:

-Alô?

-Oi filha! Sabia que você estaria em casa...

-Que foi mãe?

-Vamos a um restaurante. Quer ir?

-Não mãe, tenho muito trabalho e...

-De novo! Você tem que parar com isso! Aposto que não fez mais nada o dia inteiro!

-Ah! Eu... vou... trocar as cortinas! Isso! Já estava indo quando você ligou...

-Que bom! Pelo menos isso... Eu já te disse que essas cortinas são horríveis!

-Tem razão mãe... São horríveis...

Um comentário:

Samuel Barros disse...

Ela continua fazendo os outros chorarem